A vida com pessoas no mesmo condomínio é complicada. Existem sempre algumas divergências de ideias, de opiniões, sobre o que é necessário melhorar ou não. Dessa forma, uma boa comunicação é essencial para evitar muitos problemas resultantes da falta de comunicação. Por isso é importante ter uma Gestão Condominial adequada.

Um condomínio funciona como uma pequena cidade ou vila, que deve ser administrada e que deve responder ás necessidades de todos que ali residem. É necessário então um responsável que vai ser o centro, uma pessoa para quem todos poderão levar os problemas e ideias de soluções, conhecido como sindico.

A função de comunicação é do sindico

O sindico vai ter a função, então, de estabelecer uma comunicação entre todos e promover formas de resoluções de divergências.

Durante uma gestão podem surgir diversos problemas para serem resolvidos, que vão desde a problemas de relacionamento entre condôminos, até problemas que podem estar acontecendo nas estruturas do prédio.

Nesse último caso, uma boa comunicação dos condôminos com o síndico pode fazer com todos os problemas sejam resolvidos de forma mais rápida. De nada adianta brigar ou exigir uma solução na hora para o sindico. Ele vai precisar se programar e consultar as finanças disponíveis para uma provável reforma ou trabalho.

O sindico, então, deverá sempre estar aberto para conversar com todos e também receber feedback de coisas já realizada. É importante que os demais moradores não esqueçam de dar suas opiniões sobre qualquer coisa que esteja acontecendo ou sobre problemas já solucionados. O sindico nunca deve levar opiniões contrarias as suas ou divergências de opiniões para o lado pessoal. Esse detalhe é imprescindível para a paz entre todos.

Mediação das partes

Confusões e brigas entre os condôminos também devem ser resolvidos. O sindico pode ajudar nessa questão, trazendo uma solução para o possível desacordo que aconteceu. A boa comunicação, nesse caso, também é de altíssima importância, uma vez que estabelecer uma amizade entre os moradores é importante para uma boa gestão.

Uma boa comunicação entre os moradores não deixa de ser importante. Mesmo que seja o sindico o responsável pelas soluções de problemas que possam acontecer no prédio, a amizade entre os demais moradores também é necessária para uma boa convivência. É importante lembrar que todos moram no mesmo condomínio e que desejam a mesma coisa, que o local onde moram esteja sempre em boa conservação e em paz.

Para isso, o sindico pode também estabelecer algumas regras. É uma boa ideia impor limites para a utilização das áreas comuns, horários, festas, barulhos, reformas pessoais e mudanças. Se todos respeitarem as regras, dificilmente haverá alguma divergência entre os moradores.

Cada um saber seus direitos e deveres também é interessante. Assim como o sindico possui o direito de cobrar dos moradores que eles respeitem as regras impostas, os moradores também devem cobrar do sindico o cumprimento de suas responsabilidades.

Portanto, uma boa comunicação em condomínio, seja por meio do sindico ou entre todos os moradores, é essencial para uma boa convivência, para que todos consigam viver em harmonia e resolver os assuntos com mais eficácia.

Até a próxima e muito sucesso no seu condomínio.

Família Super Condomínios

Deixe o seu comentário